Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alonso manda recado para Hamilton em rádio do Canadá

Bicampeão tirou o máximo proveito do Aston Martin em uma corrida complicada no Canadá e não deixou de 'cutucar' o eterno rival

Fernando Alonso, Aston Martin Racing

Fernando Alonso completou um fim de semana sólido no GP do Canadá de 2025 de Fórmula 1. O espanhol se classificou para o Q3 pela quarta vez consecutiva nesta temporada - depois de Ímola, Mônaco e Barcelona - e terminou em sétimo, beneficiando-se em parte do acidente de Lando Norris nas voltas finais, mas principalmente graças a uma corrida muito trabalhada, cheia de gerenciamento, ataques e frustrações bem canalizadas pelo rádio.

Leia também:

Já nas primeiras voltas, Alonso deixou claro que estava tirando o máximo proveito de uma Aston Martin que continua sofrendo com a degradação. "Sim, há um pouco de granulação nos pneus traseiros, mas é difícil saber quanto tempo isso vai durar", alertou na 8ª volta, enquanto o engenheiro falava sobre possíveis estratégias alternativas. Pouco depois, ele reclamou do DRS: "É inacreditável. Ninguém tem DRS até eu chegar neles, mas eles têm para o carro da frente. Isso é ótimo".

O bicampeão foi um dos que começaram com pneus médios, o que significava que ele tinha que pilotar contra carros com pneus duros e gerenciar constantemente a vida útil do composto. Na volta 30, o engenheiro pediu que ele "fosse com calma" nas curvas 3 e 8. A resposta do espanhol foi direta: "Estamos correndo, não testando".

O objetivo do dia era terminar à frente de Nico Hulkenberg, um rival direto no Campeonato Mundial de Construtores com uma Sauber que acabara de terminar forte em Barcelona. "Estamos mais rápidos ou mais lentos?", perguntou Alonso na 46ª volta. "Estamos mais rápidos", responderam-lhe. Após a última parada, com 30 voltas de vantagem de pneus, Alonso foi para cima do alemão e o ultrapassou.

A mensagem de Alonso para Hamilton

Já na volta 61, ele era o oitavo colocado. Pouco depois, o acidente de Norris levou a um safety car, o que abriu a porta para possíveis penalidades na frente. O engenheiro o alertou: "Faça o possível para ficar perto, caso haja alguma penalidade". Alonso tentou, mas nem todos na pista estavam dispostos a isso.

"Estamos dentro dos cinco segundos?", perguntou o bicampeão no final. "Sim." E então veio a mensagem mais 'provocativa' do dia, com um nome próprio: ""Interessante... tem gente interessante na frente ou não? Hamilton faltou à aula de como ficar perto do carro da frente", disse ele pelo rádio, depois de ver como o britânico da Ferrari havia se afastado do grupo da frente nas últimas voltas.

Foi uma clara indireta para o heptacampeão, que cruzou a linha de chegada em sexto, mas sem espaço para penalidades. "Sim, foi irritante, não foi?", respondeu o engenheiro.

O saldo para Alonso foi positivo: "Tivemos um bom desempenho, especialmente ontem. Então, vamos para a próxima". Com esses seis pontos, a Aston Martin ultrapassou a Sauber no Campeonato Mundial e Fernando reafirmou que, quando o carro está no seu melhor, ele ainda é um mestre dentro e fora da pista.

JÁ ERA para Norris? MAX tem chance? 'CAUSOS' COM PIQUET! Hamilton, Bortoleto e Indy | BIA FIGUEIREDO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior FIA aprova plano de reforma de Kyalami para possível retorno à F1
Próximo artigo F1 - Piastri: McLaren precisava que o GP do Canadá tivesse 100 voltas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros