Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1: Alonso manda recado para Hamilton em rádio do Canadá

Bicampeão tirou o máximo proveito do Aston Martin em uma corrida complicada no Canadá e não deixou de 'cutucar' o eterno rival

Fernando Alonso, Aston Martin Racing

Fernando Alonso completou um fim de semana sólido no GP do Canadá de 2025 de Fórmula 1. O espanhol se classificou para o Q3 pela quarta vez consecutiva nesta temporada - depois de Ímola, Mônaco e Barcelona - e terminou em sétimo, beneficiando-se em parte do acidente de Lando Norris nas voltas finais, mas principalmente graças a uma corrida muito trabalhada, cheia de gerenciamento, ataques e frustrações bem canalizadas pelo rádio.

Leia também:

Já nas primeiras voltas, Alonso deixou claro que estava tirando o máximo proveito de uma Aston Martin que continua sofrendo com a degradação. "Sim, há um pouco de granulação nos pneus traseiros, mas é difícil saber quanto tempo isso vai durar", alertou na 8ª volta, enquanto o engenheiro falava sobre possíveis estratégias alternativas. Pouco depois, ele reclamou do DRS: "É inacreditável. Ninguém tem DRS até eu chegar neles, mas eles têm para o carro da frente. Isso é ótimo".

O bicampeão foi um dos que começaram com pneus médios, o que significava que ele tinha que pilotar contra carros com pneus duros e gerenciar constantemente a vida útil do composto. Na volta 30, o engenheiro pediu que ele "fosse com calma" nas curvas 3 e 8. A resposta do espanhol foi direta: "Estamos correndo, não testando".

O objetivo do dia era terminar à frente de Nico Hulkenberg, um rival direto no Campeonato Mundial de Construtores com uma Sauber que acabara de terminar forte em Barcelona. "Estamos mais rápidos ou mais lentos?", perguntou Alonso na 46ª volta. "Estamos mais rápidos", responderam-lhe. Após a última parada, com 30 voltas de vantagem de pneus, Alonso foi para cima do alemão e o ultrapassou.

A mensagem de Alonso para Hamilton

Já na volta 61, ele era o oitavo colocado. Pouco depois, o acidente de Norris levou a um safety car, o que abriu a porta para possíveis penalidades na frente. O engenheiro o alertou: "Faça o possível para ficar perto, caso haja alguma penalidade". Alonso tentou, mas nem todos na pista estavam dispostos a isso.

"Estamos dentro dos cinco segundos?", perguntou o bicampeão no final. "Sim." E então veio a mensagem mais 'provocativa' do dia, com um nome próprio: ""Interessante... tem gente interessante na frente ou não? Hamilton faltou à aula de como ficar perto do carro da frente", disse ele pelo rádio, depois de ver como o britânico da Ferrari havia se afastado do grupo da frente nas últimas voltas.

Foi uma clara indireta para o heptacampeão, que cruzou a linha de chegada em sexto, mas sem espaço para penalidades. "Sim, foi irritante, não foi?", respondeu o engenheiro.

O saldo para Alonso foi positivo: "Tivemos um bom desempenho, especialmente ontem. Então, vamos para a próxima". Com esses seis pontos, a Aston Martin ultrapassou a Sauber no Campeonato Mundial e Fernando reafirmou que, quando o carro está no seu melhor, ele ainda é um mestre dentro e fora da pista.

JÁ ERA para Norris? MAX tem chance? 'CAUSOS' COM PIQUET! Hamilton, Bortoleto e Indy | BIA FIGUEIREDO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior FIA aprova plano de reforma de Kyalami para possível retorno à F1
Próximo artigo F1 - Piastri: McLaren precisava que o GP do Canadá tivesse 100 voltas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros