Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Após ritmo "inacreditável" da Ferrari, Marko admite "erro de cálculo" no GP dos Estados Unidos

Dupla de Maranello conquistou uma dobradinha surpreendente em Austin

Ritmo da Ferrari "inacreditável": Marko admite "erro de cálculo" após dupla vitória

A última vitória da Ferrari em solo norte-americano aconteceu em 2006, em Indianápolis, quando Michael Schumacher e Felipe Massa ainda estavam no grid. Agora, os italianos celebram a dobradinha no Texas que chegou como uma grande surpresa na Fórmula 1.

Leia também:

Após a sessão, Helmut Marko admitiu que a Red Bull fez uma leitura errada sobre o ritmo da Ferrari, principalmente sobre as habilidades de Charles Leclerc, que assumiu a ponta logo na primeira volta.

"Incrível o ritmo de Leclerc. Achamos que ele ia estragar os pneus, mas ele pilotou até o fim", disse o consultor de automobilismo da Red Bull à Sky, expressando sua impressão e admitindo: "Cometemos um erro".

De acordo com Marko, a Ferrari deveria ter vencido a Sprint no sábado, devido ao seu ritmo forte, mas Carlos Sainz e Leclerc ficaram no caminho um do outro por muito tempo:

"Se eles não tivessem travado essas batalhas entre si na Sprint, o sprint teria sido muito mais difícil para nós", disse Marko.

Leclerc está aprendendo: O plano para a curva 1 funciona perfeitamente

No domingo, a Ferrari foi uma peça importante na disputa entre Max Verstappen e Lando Norris pelo título de pilotos de 2024. Isso porque, enquanto eles tentavam se segurar na primeira e segunda posição, Leclerc aproveitou o vácuo para assumir a liderança e Sainz foi logo atrás, separando os dois e tomando a terceira colocação.

Vorentscheidung am Start: Leclerc zieht innen an Verstappen und Norris vorbei

 

D

ecisão preliminar na largada: Leclerc passa Verstappen e Norris por dentro

 

Foto: Motorsport Images

"Obviamente, a curva 1 foi muito boa, era exatamente o que eu queria fazer", disse Leclerc, muito satisfeito, após a corrida, sobre sua largada, que o catapultou da quarta para a primeira posição.

"Tive uma largada muito boa e sabia que a curva 1 seria muito fechada. Sábado, fui vítima de estar no lugar errado na hora errada".

24 horas depois, no entanto, a história parece completamente diferente: "No domingo, eu me beneficiei disso e ajudou muito nosso primeiro stint, porque eu realmente tinha um mega ritmo".

"O segundo período foi apenas para gerenciar tudo. Mas fizemos um ótimo trabalho, o ritmo do carro estava realmente muito bom", disse Leclerc, muito satisfeito.

Sainz elogia a Ferrari: "Muito mais divertido do que no ano passado"

O companheiro de equipe Sainz também ultrapassou Verstappen com facilidade ao longo da etapa e conseguiu se distanciar dos perseguidores por mais de dez segundos quando cruzou a linha de chegada.

"O ritmo estava muito forte, eu estava muito rápido durante todo o fim de semana", disse Sainz, "Mas a posição na pista é a chave, então tive que me contentar com o segundo lugar, o que ainda é uma boa corrida".

O espanhol vê uma razão para a força da Ferrari no gerenciamento dos pneus: "Esse é definitivamente o ponto forte do carro deste ano, o tempo que podemos estender os stints e o pouco desgaste que temos".

"Eu gosto disso e torna a corrida muito mais divertida do que no ano passado", diz Sainz. "Sempre tivemos que nos defender nas corridas e perdemos posições".

Die Pace der Roten konnte WM-Leader Verstappen in Austin nicht halten

O líder do campeonato mundial, Verstappen, não conseguiu acompanhar o ritmo dos Reds em Austin

Foto: Motorsport Images

"Este ano parece que podemos atacar, apenas empurrar e ultrapassar, e isso é divertido. Espero que continue assim até o fim do ano", explica o piloto da Scuderia. O companheiro de equipe Leclerc não vê razão para que não seja assim.

As atualizações da equipe agora estão valendo a pena, diz ele: "E ainda estamos buscando o título [no campeonato de equipes]. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas é um bom começo para este campeonato triplo".

O chefe de equipe Fred Vasseur também está naturalmente satisfeito com a vitória dupla em Austin: "É o dia perfeito, eu diria até que é o fim de semana perfeito".

"Tivemos alguns problemas na classificação, mas por um bom motivo, porque já havíamos nos preparado para a corrida", disse o francês na Sky. "O ritmo foi realmente ótimo hoje".

Marko: "A Ferrari é muito específica para a pista"

No entanto, o fato de que a Ferrari agora dominará as últimas cinco corridas da temporada não é acreditado, pelo menos pela concorrência. Embora a Scuderia tenha estabelecido um ritmo extremamente rápido em Austin, como elogiou Helmut Marko à ServusTV, o austríaco também acrescentou:

"Acho que a Ferrari é muito específica para a pista. Portanto, espero que eles não continuem assim", defendeu o conselheiro da Red Bull. "Essa velocidade não poderá ser repetida em todas as pistas".

No entanto, no campeonato de construtores, onde a Red Bull está agora 40 pontos atrás da McLaren, em segundo lugar, eles estão apenas oito pontos à frente da Ferrari:

"Vai ser muito disputado. É praticamente Mercedes, Ferrari, McLaren e nós, uma luta de quatro vias".

Jubel bei Ferrari: Sieger Leclerc lässt sich feiern, Teamkollege Sainz guckt zu

Saúde na Ferrari: o vencedor Leclerc comemora, o companheiro de equipe Sainz observa

Foto: Motorsport Images

Para Marko, no entanto, isso também tem um lado positivo, principalmente no que diz respeito ao campeonato de pilotos.

"Se houver reviravoltas, é claro, isso nos favorece", diz o austríaco. "A vantagem sobre Leclerc é grande o suficiente".

Vasseur também não tem ilusões de que as corridas restantes do ano serão um passeio no parque para sua equipe.

"Seria arrogante dizer isso. Cada pista é diferente e as condições são sempre diferentes".

O próximo GP no México já é um novo desafio devido à altitude. No entanto, após o bom desempenho em Austin, Vasseur diz: "Parece que demos um grande passo em termos de dirigibilidade depois de Monza".

NORRIS PUNIDO POR INCIDENTE COM MAX: é JUSTO? Leclerc vence em 1-2! | Rico Penteado e Nicolas Costa

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Frederik Hackbarth
Fórmula 1
Carlos Sainz Jr.
Charles Leclerc
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: CEO sugere retorno à Argentina após novo acordo com Globant e chegada de Colapinto
Próximo artigo F1: Por que McLaren não pediu a Norris para devolver lugar para Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros