Fórmula 1 GP do Japão

F1: Horner nega que Tsunoda tenha motor mais forte que Verstappen; entenda o caso

Piloto japonês ficou apenas um décimo atrás do tetracampeão nos treinos em Suzuka e chefe de equipe explicou diferenças entre carros da Red Bull

Yuki Tsunoda, Red Bull Racing

O fato de Yuki Tsunoda ter sido tão rápido na primeira sessão de treinos da Fórmula 1 no Japão levantou algumas suspeitas. No final da sessão de abertura em Suzuka, o piloto de 24 anos estava apenas um décimo atrás do companheiro de equipe Max Verstappen e os dados mostram que o japonês ganhou um tempo considerável, especialmente nas retas e nos momentos de tração.

Isso sugere que Tsunoda estava usando uma configuração de motor diferente e mais alta em sua primeira corrida como piloto da Red Bull, mas esse não foi o caso, de acordo com o chefe de equipe Christian Horner. "Eles tinham o mesmo mapa", afirmou o inglês a Sky Sports F1

Leia também:

"Acho que foi um começo positivo para Yuki, ele conhece muito bem este circuito. Seu feedback sobre o carro é muito claro e preciso. É o início de sua jornada com esta equipe e ainda há muito a ser feito", continuou Horner, explicando por que Liam Lawson teve de abrir caminho depois de apenas duas corridas.

"Ele [Tsunoda] está agora em sua quinta temporada na F1, portanto, tem muita experiência que traz consigo. Ele teve um início positivo nessa situação de muita pressão e agora precisa aproveitar isso para o futuro. Tem experiência e conhecimento que é muito útil. Foi por isso que tomamos a decisão tão cedo."

"Acho que Liam poderia ter conseguido isso, mas poderia levar cinco, seis, sete corridas ou metade de uma temporada e não tínhamos esse tempo. Depois de discutir o assunto internamente, decidimos 'tirar o band-aid e seguir em frente'. Yuki entrou de cabeça nisso e está fazendo um bom trabalho."

Os carros de Tsunoda e Verstappen, no entanto, não eram completamente iguais."Acho que demos a eles uma configuração diferente. A capacidade de Max de extrair um tempo de volta do carro é única e não acho que tenhamos visto outro piloto capaz de fazer isso como ele", explica Horner. "É também por isso que acho que quem estiver sentado ao lado dele deve ter um carro mais calmo, para se acostumar melhor e ter uma sensação de previsibilidade. Esse não é necessariamente o carro mais rápido, mas é definitivamente um carro com o qual qualquer piloto pode ganhar mais confiança."

SEXTA-LIVRE: Piastri bate Norris e lidera TLs, DOOHAN BATE, Bortoleto é 13º! Debate do dia em Suzuka

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gijs Leuvenink
Fórmula 1
Max Verstappen
Yuki Tsunoda
Christian Horner
Liam Lawson
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Alonso busca respostas depois de rodada "estranha" no TL2 do Japão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros