F1: Norris vê nova McLaren similar à de 2024, mas reclama da traseira
"Ainda queremos tentar nos concentrar mais em algumas áreas do que em outras. Mas ainda é cedo. Não estamos olhando para o desempenho absoluto", afirmou ele

Atual vice-campeão da Fórmula 1 e companheiro do australiano Oscar Piastri rumo ao título de construtores da categoria pela McLaren no ano passado, o inglês Lando Norris disse que o MCL39, novo carro do time de Woking na F1, é similar ao anterior, mas cobrou evolução na parte traseira do bólido.
Norris deu seu primeiro veredito sobre o MCL39 após o início da pré-temporada 2025, no Bahrein: o britânico acredita que o novo carro está "no mesmo patamar" que seu antecessor vencedor do título de construtores da elite do esporte a motor, embora com um pouco de instabilidade inicial na traseira.
Lando liderou o primeiro dia de testes, embora não tenha sido tão rápido no segundo. De todo modo, o inglês sugere que a McLaren havia retomado o caminho de onde parou na final de 2024, em Abu Dhabi, onde o piloto venceu a partir da pole position.
Piastri assumiu o controle do MCL39 nas duas sessões matinais dos dois primeiros dias, com Norris alocado nas atividades da tarde/noite. Instado a relatar suas impressões sobre o novo carro, Norris explicou que, em última análise, havia semelhanças com as sensações do MCL38 do ano passado, embora tenha explicado que a equipe ainda não havia testado o novo carro em busca de máxima desempenho.
Em resposta a uma pergunta do Motorsport.com sobre o possível bom comportamento do carro, além dos momentos ocasionais de deslizamento da traseira, Norris confirmou que tudo parecia "correto", apesar de algumas dificuldades com o eixo traseiro.
"A sensação é semelhante - foi o que eu disse nas entrevistas anteriores. A sensação é semelhante, o que é um bom começo", disse Norris. "Pelo menos era assim que queríamos começar", ponderou o vice-campeão de 2024.
"Nada foi resolvido de forma significativa. Digamos que não tenha mudado muita coisa em relação ao que tentamos fazer - apenas tentamos deixar o carro mais rápido em todos os aspectos e adicionar mais downforce. É uma maneira muito simples de ver as coisas, honestamente", seguiu o ex-campeão da F2.
"Ainda queremos tentar nos concentrar mais em algumas áreas do que em outras. Como você está dizendo, tivemos um pouco mais de dificuldade com a traseira do que gostaríamos ontem e hoje. Mas ainda é cedo. Não estamos olhando para o desempenho absoluto", frisou o também vencedor da F3.

Lando Norris, McLaren
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Norris explicou que espera que a McLaren continue na disputa com Ferrari e Red Bull em 2025, e que as qualidades do MCL39 começarão a se mostrar um pouco mais com atividades mais focadas no desempenho, especialmente no último dia da pré-temporada, nesta sexta-feira.
O inglês não acha que o novo carro oferece um avanço colossal em relação aos rivais, mas espera que ele lhe permita lutar por vitórias desde o início do ano - o que contrastaria com as duas últimas temporadas da equipe de Woking.
"Se fôssemos para a classificação agora, tenho certeza de que mudaríamos algumas coisas. Mas grande parte do dia de hoje e de ontem foi apenas para checar tudo. Não é a parte divertida. A diversão ainda. Nesse sentido, acho que se quisermos melhorar alguma coisa no momento, ainda é a traseira do carro. Quanto mais você puder melhorar a traseira, mais tudo ficará melhor", seguiu o companheiro de Piastri, cuja corrida da casa na Austrália, em Melbourne, abre a temporada 2025 da F1 no dia 16 de março.
"O resto parece correto e no mesmo patamar. É o que queremos. Não acho que estejamos esperando estar um passo à frente de ninguém. Se estivermos lá lutando desde o início, é a meta. Considerando como foram os últimos anos, se pudermos estar lá lutando desde o início, ficaremos felizes", completou.
F1 AO VIVO: Veja TUDO sobre o 2º DIA da PRÉ-TEMPORADA no BAHREIN, com BORTOLETO e cia na pista
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
BORTOLETO, Hamilton x Leclerc, RBR x McLAREN e cia: TUDO da PRÉ-TEMPORADA | com Sérgio Siverly, do Boteco F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.