Reações
Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1 - Stella: "Norris teve 50% de participação na vitória de Piastri"

Piloto australiano conseguiu sua segunda vitória na F1 no Azerbaijão, mas companheiro de equipe teria tido papel fundamental para isso

Andrea Stella: 50% da vitória de Piastri se deve a Norris

Oscar Piastri mostrou todo o seu talento e valor após vencer o GP do Azerbaijão no último fim de semana com uma bela manobra em cima de Charles Leclerc, que tinha a pole position. No entanto, o chefe da McLaren, Andrea Stella, acredita que pelo menos metade dessa segunda vitória do australiano na Fórmula 1 se deve ao trabalho feito por Lando Norris.

Leia também:

O piloto do carro #81 conseguiu segurar Leclerc por muitas voltas, porém, mais para trás, havia outra ameaça que era um dos favoritos para vencer a corrida: Sergio Pérez. O competidor da Red Bull tinha o ritmo perfeito para a etapa e só precisava de uma boa oportunidade para assumir a ponta, no entanto, isso nunca aconteceu porque Norris fez o papel de segurá-lo e aumentar a diferença para seu companheiro de equipe manter a posição.

"Sem a ajuda de Lando, Pérez teria terminado à frente de Oscar após o pit stop. Então, a corrida teria se desenvolvido de forma muito diferente. É por isso que acredito que Lando teve 50% de participação na vitória de Oscar", diz Stella.

O piloto britânico conseguiu 'atrasar' Pérez por duas voltas, conseguindo criar espaço o suficiente para Piastri conseguir defender a posição após o pit stop - algo que aborreceu muito o mexicano mais tarde. Para Stella, a atuação de Norris prova o espírito da equipe em ser justa com ambos os pilotos.

"Para nós, se trata simplesmente de fazer o melhor que pudermos pela equipe a cada fim de semana. E se um piloto precisa de ajuda, ele recebe essa ajuda. Depois, os pilotos fazem isso. Esse é um dos nossos pontos fortes na batalha com concorrentes tão bons".

Esse apoio foi essencial para garantir a segunda vitória de Piastri na F1, isso porque Ferrari, McLaren e Red Bull estavam todas dentro da janela de um décimo de segundo por volta.

"Quem estava na liderança e tinha uma pista livre conseguiu controlar a corrida. Porque, embora haja uma longa reta, há também muitas curvas, então você pode construir uma vantagem de sete ou oito décimos de segundo. E isso o coloca no controle da corrida".

 

Pérez concorda com Stella

'Checo' era um dos favoritos para conseguir uma boa colocação no GP do Azerbaijão. Inclusive, o mexicano estava à frente de Max Verstappen e ocupou a terceira colocação por várias voltas.

No entanto, no fim da corrida, ele teve uma colisão com Carlos Sainz, quando o espanhol tentou ultrapassá-lo para se manter na zona do pódio. Os pneus se tocaram e ambos foram direto para o muro, colocando fim a prova para os pilotos.

Após a etapa, Pérez disse acreditar que a estratégia da McLaren em usar Norris para desacelerá-lo foi o que o manteve em uma posição ruim, sem conseguir ultrapassar Leclerc e Piastri - o que poderia ter evitado o acidente. Para Sergio, ele tinha tudo que era necessário para vencer.

"Acho que perdi dois segundos quando Lando estava na frente me parando, dois ou dois segundos e meio, e isso realmente me impediu de superar Piastri".

"Acho que estar no ar sujo, com a pouca aderência aqui, não foi o ideal. Então acho que teria feito uma corrida muito melhor [se pudesse ter chegado à frente]. Está claro: tínhamos ritmo para vencer".

Pérez ainda comentou ter ficado desapontado com o acidente com Sainz, mas comemorou que o RB20 voltou a ter um bom ritmo de corrida e agora é possível lutar por boas posições no grid.

"Acho que as melhorias que trouxemos nos colocaram de volta na luta e isso é algo com que podemos estar felizes".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sistema de punições na superlicença será revisado para 2025 após suspensão de Magnussen
Próximo artigo F1 - Marko: "Segundo piloto da RB será anunciado após Singapura"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil