Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Por que a BMW 'vetou' a contratação de Hamilton pela Williams após briga de Lewis com a McLaren

Antes mesmo de chegar à F1, o inglês poderia ter trocado uma aliança anglo-germânica por outra, o que poderia ter mudado a história da competição

Martin Whitmarsh, McLaren, Chief Executive Officer and Lewis Hamilton, McLaren Mercedes

Piloto da Fórmula 1 desde 2007 e impulsionado por motores Mercedes em toda a sua carreira na categoria máxima do automobilismo, Lewis Hamilton poderia ter representado outra marca alemã em sua trajetória na elite do esporte a motor, mas a BMW vetou a contratação do piloto britânico. 

Isso porque em 2004, quando surgiu a oportunidade de a fabricante de Munique 'dar o chapéu' na concorrente de Stuttgart através de sua então parceira Williams, que poderia ter 'tirado' Hamilton da McLaren, a cúpula bávara achou que o investimento para 'formar' Lewis não valeria a pena.

O editor recomenda:

Na época, o inglês ainda subia degraus rumo à F1, tendo começado a jornada para chegar à mais importante competição do automobilismo em 1998, quando foi contratado como júnior da McLaren pelo chefão Ron Dennis.

Em 2004, porém, houve um estremecimento na relação entre Hamilton e o time de Woking, o que quase provocou a saída do piloto da estrutura da McLaren. Teria sido uma contratação estelar para o rol de juniores da Williams, mas a BMW, então parceira da equipe de Grove, achou muito caro.

Lewis, então, ficou na McLaren/Mercedes, onde estrearia na F1 em 2007 após ser campeão da GP2 pela ART Grand Prix em 2006. Mas foi justamente a categoria imediatamente 'abaixo' da elite global do esporte a motor que gerou a 'treta' entre os representantes de Hamilton e o grupo de Dennis.

Isso porque, após Lewis terminar sua temporada de estreia na Fórmula 3 Euro Series em quinto em 2004, o pai do piloto, Anthony, queria que o filho fosse para a GP2, enquanto a McLaren preferia que o jovem fizesse mais um campeonato na F3 europeia.

Martin Whitmarsh e Anthony Hamilton

Martin Whitmarsh e Anthony Hamilton

A dimensão do atrito foi grande ao ponto de Martin Whitmarsh, então executivo da McLaren, ter uma discussão bem acalorada com Anthony e o contrato entre as partes ser praticamente rasgado. Assim, os Hamilton procuraram a Williams/BMW, mas a montadora não quis arcar com os custos.

Patrick Head, cofundador da Williams, falou do episódio: “Eles (os Hamilton) ligaram e disseram: ‘Podemos ir te ver?’. Eles entraram e disseram: ‘Dennis nos dispensou’. Estávamos com a BMW e acho que Frank (Williams) ligou para Mario Theissen (diretor de motorsport da fabricante bávara) e disse: ‘Esse cara parece ser muito bom e nos procurou pedindo ajuda’. Acho que Mario disse que eles não estavam preparados para dar nenhum apoio e nós não estávamos em condições".

Alex Zanardi (à esquerda) e Mario Theissen (de bigode)

Alex Zanardi (à esquerda) e Mario Theissen (de bigode)

"Para o grande aborrecimento de Frank, ele poderia ter tido Lewis em um carro da Williams", completou Head ao RacingNews365.com. Hamilton, então, voltou à McLaren e foi campeão da F3 europeia em 2005. E o resto é história...

Frank Williams e Patrick Head

Frank Williams e Patrick Head

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: GP da Espanha muda para Madri a partir de 2026 e Barcelona fica com futuro em xeque
Próximo artigo F1: Acordo com Madri não exclui futuro de Barcelona do calendário, diz Domenicali

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros