Recomendado para você

F1: Toto Wolff confirma venda de parte das ações da Mercedes para o CEO da CrowdStrike

F1: Toto Wolff confirma venda de parte das ações da Mercedes para o CEO da CrowdStrike

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Toto Wolff confirma venda de parte das ações da Mercedes para o CEO da CrowdStrike
Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos

Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos
Reales fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos e mira pódio

Reales fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos e mira pódio

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Reales fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos e mira pódio
Enzo Fittipaldi corre em Interlagos e mira novo pódio em endurance da Porsche Cup

Enzo Fittipaldi corre em Interlagos e mira novo pódio em endurance da Porsche Cup

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Enzo Fittipaldi corre em Interlagos e mira novo pódio em endurance da Porsche Cup
Rafa Brocchi acelera rumo à final do Endurance da Porsche Cup em Interlagos

Rafa Brocchi acelera rumo à final do Endurance da Porsche Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Rafa Brocchi acelera rumo à final do Endurance da Porsche Cup em Interlagos
Porsche Cup: Giassi e Morestoni chegam a Interlagos na briga pelo título da Carrera Rookie

Porsche Cup: Giassi e Morestoni chegam a Interlagos na briga pelo título da Carrera Rookie

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Giassi e Morestoni chegam a Interlagos na briga pelo título da Carrera Rookie
Matheus Ferreira busca novo pódio na Porsche Cup Brasil em etapa de endurance em Interlagos

Matheus Ferreira busca novo pódio na Porsche Cup Brasil em etapa de endurance em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Matheus Ferreira busca novo pódio na Porsche Cup Brasil em etapa de endurance em Interlagos
Mick Schumacher deixa equipe Alpine no WEC; quais as opções para o alemão?

Mick Schumacher deixa equipe Alpine no WEC; quais as opções para o alemão?

WEC
WEC
Bahrein
Mick Schumacher deixa equipe Alpine no WEC; quais as opções para o alemão?

Por que a BMW 'vetou' a contratação de Hamilton pela Williams após briga de Lewis com a McLaren

Antes mesmo de chegar à F1, o inglês poderia ter trocado uma aliança anglo-germânica por outra, o que poderia ter mudado a história da competição

Martin Whitmarsh, McLaren, Chief Executive Officer and Lewis Hamilton, McLaren Mercedes

Piloto da Fórmula 1 desde 2007 e impulsionado por motores Mercedes em toda a sua carreira na categoria máxima do automobilismo, Lewis Hamilton poderia ter representado outra marca alemã em sua trajetória na elite do esporte a motor, mas a BMW vetou a contratação do piloto britânico. 

Isso porque em 2004, quando surgiu a oportunidade de a fabricante de Munique 'dar o chapéu' na concorrente de Stuttgart através de sua então parceira Williams, que poderia ter 'tirado' Hamilton da McLaren, a cúpula bávara achou que o investimento para 'formar' Lewis não valeria a pena.

O editor recomenda:

Na época, o inglês ainda subia degraus rumo à F1, tendo começado a jornada para chegar à mais importante competição do automobilismo em 1998, quando foi contratado como júnior da McLaren pelo chefão Ron Dennis.

Em 2004, porém, houve um estremecimento na relação entre Hamilton e o time de Woking, o que quase provocou a saída do piloto da estrutura da McLaren. Teria sido uma contratação estelar para o rol de juniores da Williams, mas a BMW, então parceira da equipe de Grove, achou muito caro.

Lewis, então, ficou na McLaren/Mercedes, onde estrearia na F1 em 2007 após ser campeão da GP2 pela ART Grand Prix em 2006. Mas foi justamente a categoria imediatamente 'abaixo' da elite global do esporte a motor que gerou a 'treta' entre os representantes de Hamilton e o grupo de Dennis.

Isso porque, após Lewis terminar sua temporada de estreia na Fórmula 3 Euro Series em quinto em 2004, o pai do piloto, Anthony, queria que o filho fosse para a GP2, enquanto a McLaren preferia que o jovem fizesse mais um campeonato na F3 europeia.

Martin Whitmarsh e Anthony Hamilton

Martin Whitmarsh e Anthony Hamilton

A dimensão do atrito foi grande ao ponto de Martin Whitmarsh, então executivo da McLaren, ter uma discussão bem acalorada com Anthony e o contrato entre as partes ser praticamente rasgado. Assim, os Hamilton procuraram a Williams/BMW, mas a montadora não quis arcar com os custos.

Patrick Head, cofundador da Williams, falou do episódio: “Eles (os Hamilton) ligaram e disseram: ‘Podemos ir te ver?’. Eles entraram e disseram: ‘Dennis nos dispensou’. Estávamos com a BMW e acho que Frank (Williams) ligou para Mario Theissen (diretor de motorsport da fabricante bávara) e disse: ‘Esse cara parece ser muito bom e nos procurou pedindo ajuda’. Acho que Mario disse que eles não estavam preparados para dar nenhum apoio e nós não estávamos em condições".

Alex Zanardi (à esquerda) e Mario Theissen (de bigode)

Alex Zanardi (à esquerda) e Mario Theissen (de bigode)

"Para o grande aborrecimento de Frank, ele poderia ter tido Lewis em um carro da Williams", completou Head ao RacingNews365.com. Hamilton, então, voltou à McLaren e foi campeão da F3 europeia em 2005. E o resto é história...

Frank Williams e Patrick Head

Frank Williams e Patrick Head

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: GP da Espanha muda para Madri a partir de 2026 e Barcelona fica com futuro em xeque
Próximo artigo F1: Acordo com Madri não exclui futuro de Barcelona do calendário, diz Domenicali

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros