MotoGP: Dovizioso testará a Yamaha em Misano nesta semana

Antiga estrela da Ducati voltará à ação nesta semana para ajudar a Yamaha a se recuperar de suas dificuldades na categoria rainha

Andrea Dovizioso, Yamaha Factory Racing

Andrea Dovizioso, quinze vezes vencedor de corridas de MotoGP, pilotará a Yamaha M1 no teste privado desta semana em Misano, substituindo o lesionado Cal Crutchlow.

Dovizioso, ausente dos holofotes desde que se aposentou das corridas no final de 2022, ajudará a Yamaha a desenvolver sua moto de MotoGP em um teste de dois dias no circuito italiano na terça e quarta-feira.

Leia também:

Dovizioso substituirá o piloto de testes designado pela Yamaha, Cal Crutchlow, que continua fora de ação devido a complicações de uma lesão na mão sofrida no início do ano.

O piloto italiano, que foi vice-campeão do campeonato ao lado do então piloto da Honda Marc Márquez por três temporadas consecutivas entre 2017 e 19, já completou um "teste preliminar" para se acostumar com a versão atual da M1.

"Lamento que Cal ainda não esteja bem, e espero que ele se recupere rapidamente", disse ele.

"Dito isso, estou feliz e empolgado por ter a chance de subir em uma moto de MotoGP novamente, e gostaria de agradecer à Yamaha por essa oportunidade. Espero poder dar minha contribuição para o desenvolvimento da moto".

Embora seja mais conhecido por sua passagem de oito anos pela Ducati, onde consolidou sua posição como um dos melhores pilotos da década de 2010, Dovizioso passou os últimos um ano e meio de sua carreira na MotoGP pilotando a M1 na extinta equipe Petronas SRT na temporada 2021-22.

Andrea Dovizioso, RNF MotoGP Racing

Andrea Dovizioso, RNF MotoGP Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

No entanto, o italiano teve dificuldades para se adaptar à M1 em um momento em que ela era uma das melhores motos do grid, não conseguindo terminar uma única vez entre os 10 primeiros.

A Yamaha espera aproveitar sua experiência e conhecimento, já que ele desempenhou um papel fundamental na transformação da Ducati em uma vencedora de corridas em meados da década de 2010.

"Todos nós desejamos a Cal uma rápida recuperação e esperamos vê-lo de volta à pista em breve com nossa equipe de testes", disse o diretor da equipe Yamaha, Massimo Meregalli.

"No entanto, nesse meio tempo, não podemos nos dar ao luxo de ficar parados. Por isso, temos o prazer de confirmar que Andrea concordou em substituir Cal e assumir o papel de piloto de testes da Yamaha Factory Racing MotoGP no teste privado de Misano".

"Andrea e a Yamaha têm uma relação próxima há muitos anos. Dovi é um piloto altamente habilidoso e preciso que também tem uma compreensão clara do lado técnico da MotoGP".

"Além disso, além de sua experiência no campeonato de MotoGP, ele também está familiarizado com o projeto de MotoGP da Yamaha, por isso estamos muito ansiosos para continuar nossa parceria com ele. Acreditamos que ele nos ajudará a coletar dados valiosos e nos dará um bom feedback."

Os pilotos Fabio Quartararo e Alex Rins também estarão testando novas peças na M1, vindo diretamente de Spielberg após o GP da Áustria, onde a Yamaha sofreu sua primeira finalização sem pontos em mais de dois anos.

Pecco MOSTRA QUEM MANDA e passa Martín pela liderança! Acosta MAL? DOVIZIOSO na Yamaha | Sertões '24

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST analisa GP da Áustria de MotoGP e faz prévia do Sertões 2024

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Morbidelli explica que única coisa que Rossi pediu a ele foi "ir bem na moto"
Próximo artigo MotoGP: Tailândia irá sediar abertura das temporadas de 2025 e 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil