F1 - Steiner sobre ordens de equipe da McLaren: 'Eu teria feito isso antes"

Ex-chefe de equipe da Haas afirma que McLaren perdeu uma oportunidade na batalha pelo título de pilotos entre Lando Norris e Max Verstappen

Lando Norris, McLaren MCL38 battles with Oscar Piastri, McLaren MCL38

Faltando seis GPs de Fórmula 1 para o fim da temporada, a batalha pelo campeonato de pilotos está novamente emocionante. Max Verstappen parece ter uma confortável vantagem de 52 pontos sobre o segundo colocado, Lando Norris, mas, dada a atual performance de ambos os pilotos, não é inconcebível que essa diferença possa ser eliminada antes da última etapa. 

Isso poderia ter sido feito antes, não fosse o fato de Norris ter perdido pontos algumas vezes em uma posição promissora. Na Hungria, por exemplo, o britânico teve de conceder a vitória para o companheiro de equipe Oscar Piastri, seguindo ordens da equipe, e foi o mesmo Piastri que ultrapassou o carro dele na primeira volta na Itália.

Leia também:

Para evitar esse tipo de situação, o chefe de equipe Andrea Stella anunciou que, a partir da corrida em Baku, Norris terá prioridade e Piastri terá que se afastar dele, se necessário. De acordo com o ex-chefe de equipe da Haas, Günther Steiner, isso é tarde demais.

 "Não estou aqui para dar uma lição em Andrea Stella, mas eu teria feito isso [as ordens de equipe] antes", começa o italiano no podcast Beyond the Grid. "Eu vejo as coisas assim. Se você está lutando pelo campeonato, não importa para o campeonato de construtores quem chega em primeiro ou segundo lugar. Mas se você tem a chance de vencer no campeonato de construtores e de pilotos este ano, você tem que fazer isso, se quer saber".

Isso significa que o australiano terá de se contentar com o papel de segundo piloto nesta temporada. "Obviamente, você precisa conversar com Oscar para dizer a ele o que e por que pretende fazer isso. E Oscar ainda é jovem, esta é apenas sua segunda temporada. Sua hora vai chegar. Nós vamos apoiá-lo se você chegar a essa posição nos próximos anos'. E se ele não concordar mesmo assim, ele deve apenas ouvir por interesse da equipe", argumenta Steiner.

"Se um piloto, [nesse caso] Oscar, não está disposto a abrir mão de vitórias se isso significa que seu companheiro de equipe tem mais chances de vencer o campeonato de pilotos, acho que há centenas de pessoas insatisfeitas com você. Acho que você tem que levar isso em conta também".

CLEBER MACHADO: Bastidores INCRÍVEIS da F1 na Globo, BLITZ com Regi, relação com GALVÃO, Senna e cia

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Debate do Caso Bortoleto na Audi: Gabriel vê Schumacher na briga e Bottas favorito... F1, Stock e TCR com Rafa Suzuki

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner compara saída de Newey da Red Bull com a de Cristiano Ronaldo no Manchester United
Próximo artigo Verstappen revela como foi "chocante" sua primeira experiência na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil