F1: Hamilton pede cautela com expectativas sobre atualização da Ferrari
Heptacampeão acredita que equipe precisará de mais fins de semana para terminar os ajustes
Neste fim de semana, mesmo com a corrida Sprint da Fórmula 1 na Bélgica, a Ferrari ousou e levou uma nova suspensão traseira para seu carro, com o objetivo de tentar fazer com que o carro se adapte melhor às exigências de Lewis Hamilton. Porém, para o heptacampeão, é necessária muita cautela neste momento.
A equipe deu as primeiras voltas com a nova suspensão durante um dia de filmagens, quando o britânico teve contato com a peça e pôde experimentá-la e definiu que não sentiu grandes diferenças em sua pilotagem.
A nova suspensão deve tornar o SF-25 menos sensível a mudanças na altura do carro, abrindo opções úteis de configuração para melhorar a estreita janela de operação do carro e dos pneus Pirelli e, se for bem-sucedida, deve facilitar para a Ferrari a exploração total do potencial do carro 2025 em diferentes tipos de circuitos.
Juntamente com a nova geometria da suspensão, que apresenta braços mais baixos, a equipe também renovou as várias carenagens e winglets para melhorar o desempenho aerodinâmico.
"Essa revisão da geometria da suspensão traseira desencadeou uma reotimização das carenagens dos braços, bem como das cascatas de winglets inferiores e superiores, com o objetivo de maximizar a eficiência aerodinâmica", detalhou a Ferrari em seu documento de atualização da FIA.
Ela também adicionou uma nova opção de aba de asa traseira para circuitos de menor downforce, como Spa.
Quando perguntado sobre a atualização da suspensão da Ferrari, Hamilton minimizou qualquer impacto imediato e suspeitou que a Scuderia levaria algum tempo para liberar toda a gama de benefícios, já que ele ainda não sentiu nenhuma diferença no simulador da equipe.
Perguntado sobre a sensação da suspensão em Mugello, ele respondeu: "O mesmo que nas semanas anteriores. Foi um dia de sessão de fotos, basicamente. Então, demos umas 10 voltas ou algo assim - 14 voltas de filmagem. Não foi um teste".

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Ele acrescentou: "Para mim, o ponto positivo é chegar ao dia da filmagem e ver que novas peças estão chegando. Porque, em geral, tivemos um assoalho melhorado no Bahrein e depois passamos um bom tempo até recebermos outra atualização - acho que foi na Áustria. E, em termos de ritmo, não era necessariamente o que eu achava que teríamos.
"Fiquei muito feliz em ver que há claramente um grande impulso na fábrica. Há muitas mudanças, e ver os resultados dessas mudanças leva tempo. Por isso, fiquei muito grato por ver que recebemos peças novas. Vamos tentar usá-las neste fim de semana".
Hamilton reconheceu que a introdução das novas peças no fim de semana de sprint em Spa dificultará a exploração total da nova suspensão neste fim de semana.
"Muito, muito difícil. Não temos muito tempo, então você precisa se dedicar ao máximo", acrescentou o sete vezes campeão mundial. "Você precisa ter certeza de que está obtendo o máximo de informações dos dois carros".
"Em termos de ajuste fino do carro, é muito improvável que consigamos otimizá-lo totalmente durante este fim de semana. Provavelmente será algo que estaremos otimizando nos próximos fins de semana".
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.