Fórmula 1 GP da Holanda

F1: Norris não consultou equipe antes de tentar volta mais rápida durante GP da Holanda

Se tivesse pedido permissão à McLaren, o time poderia ter negado

Lando Norris, McLaren MCL38, 1st position, takes the chequered flag

Lando Norris partiu para tentar a volta mais rápida em sua última chance durante o GP da Holanda - o qual saiu vencedor. Porém, a decisão foi tomada pelo próprio piloto, sem pedir a permissão da McLaren para somar o ponto extra na Fórmula 1.

Leia também:

Norris tinha a dominância da corrida, estando mais de 20 segundos à frente de Max Verstappen, na Red Bull, após se recuperar de mais uma largada ruim. Apesar do MCL38 se mostrar em vantagem com os outros carros do grid, o potencial total das atualizações só ficaram em evidência quando o piloto #4 marcou a volta mais rápida da prova.

O monoposto do britânico estava calçando pneus duros já desgastados, mas ainda assim tiveram um desempenho bem melhor do que os outros competidores.

O esforço de Norris para cravar 1m13s817 tirou o ponto extra de Lewis Hamilton, da Mercedes, que tinha a melhor volta com 1m13s878 desde a volta 62.

Logo após a corrida, Helmut Marko, consultor da Red Bull, destacou que a volta mais rápida de Norris é um sinal importante de alerta para os taurinos. A McLaren e a equipe de Milton Keynes estão lutando pela tabela de construtores, atualmente, apenas 30 pontos separam os dois.

Lando Norris, McLaren F1 Team, 1st position, celebrates on the podium

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Em declaração à Servus TV, Marko disse: "No geral, a McLaren foi claramente superior, o que foi destacado pela volta mais rápida sem DRS na última volta, em 1m13s8".

"Só podemos sonhar com um momento como esse. Temos muito trabalho a fazer, porque essa liderança de 70 ou 72 pontos não é suficiente com nove corridas para o fim".

O ponto extra de Norris diminui ainda mais a diferença entre o britânico e Verstappen - de oito, para sete -, ajudando na disputa pelo título mundial, apesar de Lando não ter grandes expectativas.

Porém, curiosamente, após a corrida, a McLaren revelou que a decisão de tentar o ponto não foi tomada pela própria equipe e, sim, pelo piloto. Na verdade, o time de Woking pediu para que Norris pilotasse de maneira cautelosa e mantivesse a vitória.

A equipe ainda deu a entender que, caso o piloto tivesse pedido a permissão, eles teriam negado a tentativa, o que confirma que Lando não fez nenhuma chamada para consultar seu engenheiro.

LANDO ERRA largada MAS AMASSA RBR DE MAX e vence! TEM BRIGA? Leclerc 3º. Genz/Motta analisam Holanda

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Vowles estaria negociando Lawson com Red Bull para substituir Sargeant
Próximo artigo F1: Wolff e Russell confessam decepção com resultados no GP da Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil